domingo, 6 de dezembro de 2015

Oracle 12c - Instalação - Database + Grid Infrastructure - Parte 2

Esta é a segunda parte da instalação do laboratório 12c, a qual será instalado e configurado o Oracle RDBMS, iremos utilizar as ferramentas OUI (Oracle Universal Installer), para instalação dos binários no SO e a partir deste ponto iremos utilizar o DBCA para criar a nova instancia Oracle e seus componentes.

Configuração do ambiente

A tabela abaixo representa como os componentes minimos de Hardware e Sistema operacionais foram alocados e configurados para o ambiente que será criado.

ContextoParametroValue
NetworkHostnameol7-121-single
Networkip192.168.1.120
SystemSOOracle Linux 7
SystemOracle Version12.1.0.2
SystemRoot Size16 GB
SystemSwap Size12 GB
SystemPhysical Memory4 GB
System/oracle12 GB
System/grid12 GB
SystemOracle Base Grid/grid/app/grid
SystemOracle Base Oracle/oracle/app/oracle
SystemOracle GI Home/grid/app/12.1.0.2/grid
SystemOracle Home/oracle/app/oracle/product/12.1.0.2/db_1

Instalação Oracle RDBMS

A instalação do Oracle RDBMS é muito parecida com a que é feita nas versões anteriores, porém que mais chama a atenção é são os novos grupos, OSBACKUPDBA, OSDGDBA e OSKMDBA, são grupos com privilégios menos elevados que OSDBA porém especifico para Backup, Dataguard e Segurança, assim temos melhor controle dos privilegio conforme as tarefas são segregadas, irei falar melhor a respeito em outro post. 

Logado com o usuário Oracle executar o arquivo extraído runInstaller.sh:














Criando a nova instancia com DBCA


Na minha opinião ao instalar um novo ambiente foi a ferramenta DBCA que mais teve alterações, nela agora temos a opção de criar o banco como um container, assim podendo utilizar o multitenant ou utilizar a base de dados a maneira tradicional, o enterprise manager foi inteiro alterado e agora ele é chamado de enterprise manager express, no proprio dbca podemos agora configurar um listener ou registrar o banco à um listener já existente. No meu entendimento o DBCA ficou um pouco mais inteligente, foram poucas as mudanças porém continua sendo uma ferramenta bem interessante.





















Postar um comentário